Você está aqui: Página Inicial Reserva de Vagas

Reserva de Vagas

Quem pode participar?
Poderão participar candidatos/as que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola da rede pública municipal, estadual ou federal e que optarem pelo Ingresso por Reserva de Vagas, na inscrição para o Exame Vestibular.

Cronograma de implantação

De 2008 a 2010, o Ingresso por Reserva de Vagas disponibilizará 20% das vagas de cada curso de graduação, a egressos do Ensino Médio, cursado integralmente em escolas públicas. Deste percentual, 35% serão ocupados por candidatos negros/as.

Para candidatos/as indígenas será disponibilizada uma vaga por curso de graduação, além do número total de vagas. Esta vaga não será cumulativa, caso não venha a ser preenchida.

De 2011 a 2013, o Ingresso por Reserva de Vagas disponibilizará 40% das vagas de cada curso de graduação, a egressos do Ensino Médio, cursado integralmente em escolas públicas. O percentual reservado para negros/as permanece o mesmo de 35%.

Para candidatos/as indígenas continua sendo disponibilizada uma vaga por curso de graduação, além do número total de vagas. Esta vaga não será cumulativa caso não venha a ser preenchida.

De 2014 a 2016, o Ingresso por Reserva de Vagas disponibilizará 50% das vagas de cada curso de graduação, a egressos do Ensino Médio, cursado integralmente em escolas públicas. O percentual reservado para negros/as permanece o mesmo de 35%.

Para candidatos indígenas continuará sendo disponibilizada uma vaga por curso de graduação, além do número total de vagas. Esta vaga não será cumulativa, caso não venha a ser preenchida.

Em 2017, quando se completam 10 anos do início da implantação do Ingresso por Reserva de Vagas, os colegiados superiores apreciarão, mediante avaliação, a necessidade de sua continuidade ou ampliação.

 

Perguntas Frequentes

Desde de quando existe o Programa de Cotas da UFSCar?

 > O Programa de Ações Afirmativas (PAA) da UFSCar foi elaborado e votado pelo Conselho Universitário em 2006 e implantado para o processo seletivo em 2008. Assim, já tem cinco anos.


Como o Programa foi desenvolvido e de que maneira ele funciona?

 > O Programa se baseia na excelência acadêmica inseparável do compromisso social. Foi desenhado a partir de dois anos de debates e estudos sobre outras experiências de Ação Afirmativa em Instituições Públicas Brasileiras de Ensino Superior – como UnB, UERJ, UneB e UEL. É inovador porque não se restringe a um sistema de cotas, ou seja, de vagas destinadas a um grupo específico e que, se não forem preenchidas, ficarão ociosas. Foi desenvolvido um sistema de reserva de vagas, o que significa que um percentual de vagas é destinado a um grupo específico, mas em caso de não serem preenchidas por aquele grupo, elas são redistribuídas, o que permite que todas as vagas da UFSCar sejam preenchidas.

 

Quais grupos são contemplados pelo Programa de Reserva de Vagas?

> A reserva de vagas contempla dois grupos: o primeiro é o de egressos do Ensino Médio Público, o segundo é de egressos do Ensino Médio Público e negros. Em sistema de cotas, há uma vaga por ano, por curso, para indígenas egressos de escola pública, e uma vaga, mediante estudo de demanda, para convênios com países latino-americanos e africanos e para refugiados.


Todos os cursos da UFSCar são beneficiados com o programa?

> Todos os cursos de graduação da UFSCar são beneficiados com o Programa de Ações Afirmativas. A UFSCar conta, hoje, com 58 opções de cursos.


Como os estudantes fazem para participar do programa?

> A forma de ingresso de todos os estudantes nos cursos de graduação da UFSCar ocorre via SiSU. No momento de inscrição no SiSU o candidato inscreve-se em uma das três modalidades existentes: ampla concorrência, ou ação afirmativa tipo 1 - para candidatos que cursaram o Ensino Médio integralmente em escola da rede pública de ensino-, e ação afirmativa tipo 2 -  para candidatos que cursaram o Ensino Médio integralmente em escola da rede pública de ensino e de autodeclaram como negros (pretos ou pardos de acordo com as categorias do IBGE). O candidato deve se inscrever em uma das modalidades de reserva de vagas. O convocado para matrícula tem de comprovar, por meio do histórico escolar, que realizou todo seu percurso formativo de ensino médio em escola pública e, se for o caso, além disso, documento que comprove seu pertencimento étnicorracial.


Quantos alunos já foram beneficiados com o programa no último vestibular?

 > No último vestibular foram reservadas 40% das 2.577 vagas de graduação da UFSCar oferecidas em seu total. Somando 1.030 alunos beneficiados.


Com a nova de Lei de Cotas como que a UFSCar pretende se adequar?

 > A UFSCar já previu, em seu cronograma de implantação do Programa de Ações Afirmativas (regulamentado pela Portaria GR 695, de junho de 2007), a reserva destes 50% das vagas a partir de 2014. Tivemos a reserva de 20% das vagas de 2008 a 2010, estamos reservando, desde 2011, 40% das vagas e, a partir de 2014 ocorrerá a reserva de 50% das vagas para alunos egressos da rede pública.

Ações do documento
« Setembro 2017 »
Setembro
SeTeQuQuSeSaDo
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930