Você está aqui: Página Inicial Outras Páginas A inclusão dos índios nas instituições de ensino superior

A inclusão dos índios nas instituições de ensino superior

Dia 20/09/06 - quarta-feira - 14 horas - Auditório da Reitoria

- Prof.ª Dr.ª Marina Denise Cardoso
Professora adjunta de Antropologia do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar e doutora em Antropologia Social pela Universidade de Londres. Trabalha na área de Antropologia da Saúde, sendo que, durante os últimos anos, tem se dedicado à questão da saúde indígena, particularmente, entre os Povos do Alto Xingu. Tem artigos e capítulos de livros publicados, entre outros, sobre Saúde Indígena e Políticas Públicas voltadas para as populações indígenas, dentre eles, "Direitos indígenas: saúde, educação e autodeterminação", publicado na coletânea organizada por Norma Felicidade Caminhos da cidadania: um percurso universitário em prol dos direitos Humanos (São Carlos: EdUFSCar, 2001).

- Prof.ª Dr.ª Clarice Cohn
Professora adjunta de Antropologia do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar e mestre e doutorada pela USP. Sua especialidade é a Etnologia Indígena, com pesquisas, desde 1992, entre os Xikrin do Bacajá (Pará). Tem atuado desde 1995 na área de Educação Escolar Indígena, tendo participado como pesquisadora do MARI - Grupo de Educação Indígena da USP. Publicou diversos artigos e capítulos de livros sobre essa questão, além do livro Antropologia da Criança (Rio de Janeiro, Editora Zahar) em 2005.

- Prof.ª Dr.ª Lúcia Helena Oliveira Silva - Coordenadora
Coordenadora da Especialização em História Social e Ensino de História da UEL, é graduada em História pela PUC de Campinas e especialista em Organização de Arquivos, mestre em Educação e doutora em História pela Unicamp. Dentre os capítulos de livros e artigos publicados destacam-se os trabalhos "Após o treze de maio a convivência entre afro-descendentes e imigrantes em São Paulo nas primeiras décadas do século XX", "A pedagogia da liberdade ou as possibilidades de interpretação na ação de liberdade da escrava Maria", "Pluralidade étnica e a questão nos PCN´s" e "Do ideal ao real: da adoção de novas matrizes teóricas à aplicação na prática educativa".

 

Textos de apoio para o evento:

:: Programa de Ações Afirmativas para os Povovs Indígenas no âmbito da UFSCar

:: Boletim PPCor - Programa Políticas da Cor na Educação Brasileira - Laboratório de Polítias Públicas


Voltar

Ações do documento
« Outubro 2020 »
Outubro
SeTeQuQuSeSaDo
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031