A inclusão dos índios nas instituições de ensino superior
Dia 20/09/06 - quarta-feira - 14 horas - Auditório da Reitoria
- Prof.ª Dr.ª Marina Denise Cardoso
Professora
adjunta de Antropologia do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar e
doutora em Antropologia Social pela Universidade de Londres. Trabalha
na área de Antropologia da Saúde, sendo que, durante os últimos anos,
tem se dedicado à questão da saúde indígena, particularmente, entre os
Povos do Alto Xingu. Tem artigos e capítulos de livros publicados,
entre outros, sobre Saúde Indígena e Políticas Públicas voltadas para
as populações indígenas, dentre eles, "Direitos indígenas: saúde,
educação e autodeterminação", publicado na coletânea organizada por
Norma Felicidade Caminhos da cidadania: um percurso universitário em
prol dos direitos Humanos (São Carlos: EdUFSCar, 2001).
- Prof.ª Dr.ª Clarice Cohn
Professora
adjunta de Antropologia do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar e
mestre e doutorada pela USP. Sua especialidade é a Etnologia Indígena,
com pesquisas, desde 1992, entre os Xikrin do Bacajá (Pará). Tem atuado
desde 1995 na área de Educação Escolar Indígena, tendo participado como
pesquisadora do MARI - Grupo de Educação Indígena da USP. Publicou
diversos artigos e capítulos de livros sobre essa questão, além do
livro Antropologia da Criança (Rio de Janeiro, Editora Zahar) em 2005.
- Prof.ª Dr.ª Lúcia Helena Oliveira Silva - Coordenadora
Coordenadora
da Especialização em História Social e Ensino de História da UEL, é
graduada em História pela PUC de Campinas e especialista em Organização
de Arquivos, mestre em Educação e doutora em História pela Unicamp.
Dentre os capítulos de livros e artigos publicados destacam-se os
trabalhos "Após o treze de maio a convivência entre afro-descendentes e
imigrantes em São Paulo nas primeiras décadas do século XX", "A
pedagogia da liberdade ou as possibilidades de interpretação na ação de
liberdade da escrava Maria", "Pluralidade étnica e a questão nos PCN´s"
e "Do ideal ao real: da adoção de novas matrizes teóricas à aplicação
na prática educativa".
Textos de apoio para o evento:
:: Programa de Ações Afirmativas para os Povovs Indígenas no âmbito da UFSCar
:: Boletim PPCor - Programa Políticas da Cor na Educação Brasileira - Laboratório de Polítias Públicas